11.10.07

Tropa de Elite

Não vou falar do filme em si, quero falar da mensagem que ele passa, temos a mania de achar que todo policial é corrupto, filho da p*ta e coisa e tal, mas não é bem assim e o filme mostra isso com clareza. É óbvio que na PM tem muito policial corrupto, como em qualquer outro lugar. Pra isso serve o BOPE (Batalhão de Operações Especiais), pra concertar as besteiras que os PM fazem. Houve muita crítica negativa metendo pau no filme, mas a maioria foi infudada. O que mais me impressionou, técnicamente, foi a produção, digna de Hollywood, diferente das porcarias nacionais constantemente jogadas pra gente.
"Faca na caveira, nada na carteira"

Voltando ao filme, eu vi lá a polícia perfeita, o BOPE faz o que a população espera que a polícia comum faça. Justiça. Eles botam medo nos traficantes. Na minha opinião, traficante tem que morrer. Mas como o grande Capitão Nascimento diz no filme: Quem mata os traficantes não é a polícia, são os playboys que compram a p*rra da droga, eles que financiam a eterna guerra nos morros.

O filme mostra os dois lados, o dos policiais e o dos estudantes da classe média-alta. Na visão dos estudantes, o traficante-mor do morro tem conciência social. Eu digo que quem anda armado não tem a menor noção do que é conciência social. Enfim, o filme é uma crítica à visão deturpada que temos da polícia. Vale a pena assistir. Depois eu jogo aqui uma crítica menos séria, essa era só pra fingir que esse blog também é cultura.

2 comentários:

Anônimo disse...

muiito bom post, ótima crítica, me deixou ainda mais curiosa pelo filme xD

ééé, o blog tambéém pode ser cultura as vezes :)

Spugz disse...

as vezes não...
sempre!

e quanto ao filme, ele é ótimo.
mais realista impossivel!
wagner moura se superou nessa porra!

impressionante como pode sair alguma pérola no cinema brasileiro